sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

O DNA...



Cientistas descodificaram o genoma humano em 2000, apercebendo-se da extrema semelhança entre os seres humanos. Verifica-se que duas pessoas partilham entre si cerca de 99% do DNA.
DNA, ácido desoxirribonucleico, trata-se de uma molécula orgânica contendo todoa a informação para o desenvolvimento e funcionamento de todos os organismos vivos. A sua estrutura foi descoberta por James Watson e Francis Crick. Este organiza-se numa estrutura helicoidal crescendo em sentidos inversos. A dupla hélice do DNA encontra-se estabilizadda por pontes de hidrogénio entre as bases azotadas de cada segmento. Estas são, Adenina (A) que se liga sempre com a Timina (T) e a Citosina (C) que se liga com a Guanina (G). As bases azotadas em conjunto com um grupo fosfato e uma pentose (açúcar constituído por 5 carbonos) representam um nucleótido.
A molécula de DNA pode assumir diferentes formas de organização, entre elas os cromossomas. Estes são constituidos por uma única molécula de DNA, contendo informação necessária à regulação e correcto funcionamento do organismo vivo.

Sem comentários: